Avançar para o conteúdo principal

Estou a agredir e a ofender porque sim, porque sou dogmática

Sempre me espantou a criatividade dos empregadores ao recusar ou repreender o trabalho de possíveis contratados. Durante toda a minha vida já ouvi os argumentos mais incríveis: 1. A pessoa é muito jovem para o trabalho, argumento que traduzido significa: A pessoa é inexperiente e por consequência uma imbecil para a função. 2. O possível contratado é demasiado velho, argumento que traduzido significa: Como é velho provavelmente vai demorar mais a aprender novos procedimentos, será menos atractivo e provavelmente porque tem experiência poderá exigir o salário devido e isso poderá ser um grande incoveniente.3. O contratado é mulher e demasiado atraente...lol...sim já ouvi este argumento dito por um possível empregador : aqui a Toyota faz questão que os empregados mulheres tenham cabelos curtos e que não fumem, por isso existem até pré-formulários que perguntam ao ainda possível contratado se fuma ou não. Já sabe se vir um destes inquéritos diga sempre que não, não vá perder um bom emprego por ser fumador.
4. O possível contratado não tem mãos de trabalhador...lol..Também eu me ri quando era ainda estudante e queria ter um part-time num restaurante chic da cidade e a chefe notou que as minhas mãos eram demasiado delicadas e sem queimaduras e que por esse motivo não servia para o serviço. 5. O possível empregado é demasiado pequeno. Tradução: "Queremos modelos para vender os nossos produtos"! Durante o período de estágio que tive no Porto, fui procurar um part-time no Porto e a chefe fez questão de mencionar que eu "até era bonitinha, mas pequena." Uma observação infeliz de alguém com a mesma estatura mediana e com uma inteligência ainda mais pequena do que uma noz. Nunca percebi como é que a estatura de um empregado pode influenciar as vendas de uma loja. Eu poderia continuar a contar os argumentos de possíveis empregadores, mas seria ridículo. Contudo não posso deixar de mencionar a frase de um empregador  que tive em Portugal quando depois de trabalhar horas extras e finais de semana protestei por um salário mais digno e ouvi do fundo da garganta a voz cavernosa " Tu queres é trepar!" Espero que o macaco que me disse isso tente ele próprio trepar a uma àrvore tão alta à custa do trabalho dos outros que caía e parta os dentes. Uma amiga minha que vive agora em Paris disse " a crise tem as costas largas" o que ela queria dizer é que todos os empregadores encontraram agora um argumento maior e mais válido para que todos tenhamos de acreditar nesta subjugação infundada do empregador. A única coisa que lamento até hoje foi nunca ter agredido um destes criadores de argumentos, mas quem sabe um dia se procurar novo emprego ponha a ideia em prática e em vez de argumentar diga: Estou a agredir e a ofender porque sim, porque sou dogmática."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui de Paula: sinónimo de comida portuguesa de luxo


       O cozinheiro Rui de Paula, do Porto é um fenómeno mundial e  local de sucesso. Em Portugal tem dois  restaurantes de renome o primeiro entre a Folgosa e o Pinhão no rio Douro  o Doc,  e  segundo, o Dop no Porto  que fica localizado no Palácio das Artes na Fábrica de Talentos mais precisamente no Largo de S. Domingos.

 Em Setembro esteve na Suíça e foi motivo  de orgulho e admiração pelos portugueses que trabalham na cozinha  e de surpresa  pelos suíços. Falei com o chefe de cozinha Carlos Manuel Gonçalves que trabalha  há 21 anos como cozinheiro  e que tem como fundo de especialização gastronómica  a cozinha italiana e suíça.

  Carlos Gonçalves explicou que Rui de Paula esteve a trabalhar no workshop do restaurante de 14 a 21 de Setembro e esteve a explicar como confeccionar os pratos que ele criou sempre com um fundo tradicional apesar de serem inovativos.
    O chefe do restaurante Santa Lucia Teatro em Zurique, na Suíça afirmou que o que mais o surpreendeu foi o…

Da deficiência

Há dias chamou-me atenção a notícia amplamente divulgada no Facebook sobre o campeonato mundial de Atletismo de Síndrome de Down. A equipa portuguesa foi a vencedora e no post o autor queixava-se que a notícia não seria divulgada nos media.O post atraíu a minha atenção não pela queixa mas pelo facto do dito autor do texto não ter fornecido mais informações sobre o nome do vencedor, biografia ou detalhes da prova.


Um outro post no facebook semanas antes atraíu também a minha atenção: desta vez por causa da reivindicação social de outro atleta português paralímpico que tinha parado de receber subsídio social do estado português sem razão aparente. A acompanhar o post o atleta diz: "Eu, David Grachat, portador de deficiência física - mal formação congénita (amputado da mão esquerda), encontro-me há mais de 1 ano e 6 meses numa luta com o Serviço Português da Segurança Social, serviço esse que me retirou os meus direitos enquanto cidadão com deficiência."Na foto o atleta pede q…

Saber lavar as mãos

Hoje não consigo parar de pensar nas pessoas que sabem lavar as mãos.  Depois de ler sucessivas notícias  como:  Paris "precisa de portugueses para trabalhar na Disneyland", ou "AutoEuropa leva pessoal para emigrar para a Alemanha" ou "1.550 ofertas de emprego nos Estados Unidos" ou " Oportunidades em Moçambique" e notícias associadas com os melhores empregos no Brasil, em Angola e na " Conchichina" não aguento mais!   Apesar de eu própria ter emigrado há algum tempo, existe uma voz que incomoda e que me diz com persistência: mas porque motivo temos todos agora de emigrar em massa? Porque razão se somos o mesmo povo temos sucesso noutros países e não no nosso país de origem? E de repente recordo essa cena de Pilatos a lavar as mãos na água antes de Cristo ser sacrificado...  Existe agora o argumento da moda, chama-se "CRISE", esse monstro pavoroso criado por alguns para aterrorizar uma maioria demasiado ocupada para se preoc…